
Mangaratiba
A Defesa Civil de Mangaratiba registrou nos primeiros 18 dias do ano, 78 ocorrências na cidade, sendo 15 de deslizamentos e escorregamentos de encostas. No levantamento, também foram registrados 22 cortes emergenciais de árvores. Três residências foram interditadas pelo órgão devido os riscos de desabamento. Dois acidentes na Rodovia Rio-Santos também foram registrados devido às chuvas.
De acordo com Fabio Cardoso, Superintendente da Defesa Civil, a participação da população no reconhecimento de riscos foi fundamental. Foram realizadas ainda cinco solicitações de vistoria em residências.
O distrito de Muriqui foi o que mais sofreu com as chuvas. Três pontos de alagamentos foram contabilizados. Ele disse que a orientação para a população que mora em áreas de encostas, é observar se em dias de chuvas intensas, se há rachaduras na terra ou anormalidades nas residências como trincas, infiltrações, inclinações de árvores e observar se há movimentação de blocos rochosos.
Os moradores que residem próximo as áreas de alagamentos, também devem observar a elevação do nível das águas. Qualquer uma dessas anormalidades os moradores devem evacuar as suas residências, procurando um local seguro e acionar imediatamente a Defesa Civil, através do telefone 199.
fonte:Diário do vale.






