domingo, 21 de setembro de 2014

Vídeo - Guarda Civil na "Patrulha Maria da Penha"parceria da GCM de Vitória (ES), do Tribunal de Justiça do ES, e do INTP (Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva)

Esse vídeo é um comercial da Globo sobre uma matéria da Guarda Civil de Vitória na "Patrulha Maria da Penha", que vai ao ar no Fantástico, neste domingo.


É o projeto piloto do "Botão do Pânico" para mulheres vítimas de violência doméstica, que tenham medida protetiva ajuizada contra seus agressores, restringindo a aproximação desses agressores. 
As mulheres contempladas com o "Botão", um dispositivo simples de pressão, podem acionar as patrulhas da Guarda Civil de Vitória, alocadas 24 hs por dia nas equipes da "Patrulha Maria da Penha", simplesmente pressionando o "Botão do Pânico" por alguns segundos. 
O equipamento grava o áudio do ambiente em que é acionado, e emite um alerta para a Central de Videomonitoramento da GCM, que reforça o alerta às viaturas da GCM em campo, e copia o som ambiente, gravando em CD para ser ofertado como prova em favor da vítima à Autoridade de Polícia Judiciária da DP especializada em proteção à mulher vítima de violência doméstica.

As viaturas da GCMV nesta patrulha possuem um smartphone que também recebe o alerta do "botão" acionado, e passa a exibir um mapa do local do acionamento, disponibilizando ainda imagens do agressor já catalogadas para a solicitante em questão.
O projeto foi iniciado no ano passado, e cinco agressores, violadores da medida protetiva foram detidos em ações da Guarda Civil de Vitória, sendo um dos quais filho da vítima, que não satisfeito em agredir a mãe a estava roubando, sendo dominado pelos GCMs, nesta ação específica houve necessidade de se fazer uso da taser para conter o agressor.

Todos os detidos foram conduzidos à Delegacia da Mulher, em Vitória, onde foi ratificada a voz de prisão pela desobediência a decisão do judiciário. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Vitória através da Guarda Civil Municipal de Vitória (ES), do Tribunal de Justiça do ES, e do INTP (Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva). 
As viaturas da GCMV "Patrulha Maria da Penha" quando não estão atendendo acionamento das mais de 100 mulheres contempladas pelo projeto, permanecem em policiamento na cidade em favor da população.

Fonte: AMIGOS DA GCM