![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNGgNy84CtSaxn9unG47vQ6PYB2aRAS5ZD1A2WKdxDznXw9WtnmoXDnDVgosHtLa67pkpPmkZV1IozY1QTwXQ0WUc529l6kaXZOJGtojBrW8zYz3wZ3_Da04SD8sK7vUPaPeRGYR-ynJY/s400/Z1cy9gex.jpg)
Detran rebocou 495 veículos e multou 214 motoristas pelo não uso do cinto de segurança durante a semana do feriado de Zumbi Publicada em 25 / 11 / 2009 às 10:28:28
A megaoperação do feriadão de Zumbi realizada pelo Detran apreendeu, entre segunda-feira da semana passada e esta segunda-feira, 495 veículos por causa da inadimplência do IPVA e multou 214 motoristas pela não utilização do cinto de segurança. No período, os agentes atuaram em 28 blitzes, sendo uma na capital e as restantes em 22 municípios do estado.
Além da documentação e das condições gerais dos carros, os agentes verificaram também se os ocupantes dos veículos estavam protegidos pelo cinto de segurança, sobretudo no banco de trás. É que, de acordo com pesquisas consagradas, no Brasil apenas entre 3% e 7% dos passageiros do banco de trás usam o cinto, o que significa um risco para a vida deles, assim como para a dos ocupantes do banco da frente.
As ações dos agentes do Detran, que agora, por determinação do presidente do órgão, Fernando Avelino, são rotineiras também nos municípios do interior, se desenvolveram em Nova Iguaçu, Itaboraí, Três Rios, Guapimirim, Queimados, Araruama, Itaguaí, Macaé, Itaperuna, Barra da Tijuca, Barra Mansa, Duque de Caxias, São Gonçalo, Angra dos Reis, Magé, Teresópolis, Paracambi, Bom Jesus de Itabapoana, Rio das Ostras ,Itacuruçá, Muriqui e Mangaratiba.
Nas duas blitzes ocorridas em Rio das Ostras, 57 motoristas foram penalizados pelo não uso do cinto de segurança. Esse número foi de 52 nas três blitzes realizadas no município de Mangaratiba; de 18 em Teresópolis; e de 16 na Barra da Tijuca.
O Detran lembra que o motorista cujo veículo for flagrado com ocupante ou ocupantes sem o cinto de segurança comete infração grave, recebendo cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 127, 69.