quinta-feira, 29 de abril de 2010

A estreia dos fantoches dos guardas

A equipe de teatro da guarda municipal está pronta para fazer sua primeira apresentação. A peça, que será apresentada amanhã, às 15h, na Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, terá como tema o Desperdício de água, Vamos Cuidar da água, de autoria do guarda municipal Márcio Acosta.

Segundo Acosta, a peça mistura informação e humor para transmitir lições de cuidado com os recursos hídricos, por meio de uma linguagem simples para o entendimento das crianças.
- Nossas falas serão adaptadas conforme a faixa etária de cada público, uma estratégia para chamar a atenção e facilitar a captação da mensagem - enfatiza.
Na estreia, os guardas municipal Catiucia Picoral e Éder Godim darão vida aos personagens Bel e Cadu. Os nomes dos bonecos foram escolhidos com uma votação dos agentes. Ainda existem outros fantoches que serão usados de acordo com a necessidade de cada história. Éder, por exemplo, também será a voz e os gestos do terceiro personagem que compõe a peça, o Leleco. As equipes de atores mudam de acordo com a peça e agenda de apresentação.

O coordenador de Políticas de Prevenção à Violência Escolar Atahualpa Fidel Perez Blanchet Coelho ressalta que o teatro de fantoches faz parte ajuda no incentivo da cidadania e na aproximação com a comunidade.
- Melhorar a visão das pessoas e principalmente da criançada com aqueles que usam farda, também ofereceremos alerta ao uso de drogas e combate a criminalidade - disse.
Por enquanto, o foco das apresentações são as escolas municipais de Canoas. Os diretores que se interessarem em utilizar o teatro de fantoches como mais um recurso na educação dos alunos basta entrar em contato pelo telefone 3478-7031.

fonte:diário gaúcho