Oito municípios do Sul do estado se preparam para dar porte de arma de fogo à maioria de seus 914 guardas municipais. Unidades também utilizarão equipamentos não letais
Rio - Uma nova força armada está surgindo no interior do estado do Rio. Novecentos e catorze guardas municipais de oito municípios do Sul Fluminense estão sendo submetidos a treinamentos na busca pela autorização da Polícia Federal para portar armas de fogo e não letais. Mudança no Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03), feita em 2004 pelo presidente Lula, autoriza o porte de armas de fogo em serviço para as guardas de municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes. Em locais com menos de 50 mil, só as não letais são permitidas.
Segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança da região, José Renato Carvalho, Barra Mansa, cidade da qual é prefeito, Volta Redonda, Resende, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí e Valença vão dividir verba de R$ 4 milhões do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), para a compra de armas.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Inicio »
» Guardas municipais vão se armar no interior do Rio
Guardas municipais vão se armar no interior do Rio
WALLACE DE MANGARATIBA 7/12/2010