quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Historia da Guarda Civil de SP

22 de outubro 1926.
Guarda Civil de São Paulo era uma corporação uniformizada da Polícia Civil do Estado de São Paulo, criada para realizar o policiamento ostensivo das áreas urbanas do estado, velando pela segurança pública e pela incolumidade pessoal e patrimonial dos cidadãos.
Foi instituída pela Lei nº 2.141, de 22 de outubro de 1926,1 no governo de Carlos de Campos, que governou o Estado de São Paulo de 1924 a 1927.2 O artigo 3º da citada Lei atribuia a superintendência da Guarda Civil ao Chefe de Policia Civil, na época, o Delegado Roberto Moreira.
Concebida como as corporações policiais de estatuto civil daEuropa, principalmente da Inglaterra, exercia todas as modalidades de policiamento, como o pedestre, o motorizado, a cavalo, de motocicleta etc. Atuava no trânsito, contava com uma força de controle de distúrbios (ou "choque") e a partir da década de 1940passou a operar o serviço de rádio-patrulha.
Dotada de uma organização modelar, criou em 1955 o Corpo de Policiamento Especial Feminino destinado a velar, especialmente, pelas crianças, idosos e mulheres.
Os seus efetivos tiveram participação na Segunda Guerra Mundial, recebendo, dentre as várias missões, a incumbência de formar a primeira unidade de Polícia Militar do Exército Brasileiro, a atualPolícia do Exército.
A Guarda Civil foi extinta pela Lei nº 217/70, por imposição doditadura militar de 1964. Parte dos seus efetivos foi incorporado à Força Pública do Estado de São Paulo, atual Polícia Militar.3
A Guarda possuía efetivos em algumas cidades do estado de São Paulo, tais como; São PauloCampinasRibeirão Preto,SorocabaBauruMaríliaPresidente PrudenteJundiaíMogi das CruzesPiracicabaSantos, e São Carlos.
batedores da guarda civil

GAP NORTE GUARNIÇÃO CD MIGUEL

27 de agosto de 2014.