segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MENSAGEM DE UM MILITAR DO RIO DE JANEIRO ESPECIALMENTE PARA AQUELES QUE OSTENTAM DESNECESSARIAMENTE ORGULHOS E VAIDADES

Sou Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro e já enfrentei algumas situações de entreveros com a Guarda Municipal, pois como dito por alguns colegas, cada instituição tem legalmente constituída sua missão e competência. O clima entre a GM e PM sempre foi estremecido e turvo por conta de episódios isolados entre integrantes das duas corporações. Ocorre que um dia, um Policial Militar paisana que acabará de sofrer assalto e encontrava-se baleado, em fuga, adentrou a uma cabine da GM pedindo socorro e os Guardas o colocaram na viatura e iniciaram o deslocamento ao hospital, no entanto os marginais perseguiram a VTR da GM, por se tratar de local próximo a comunidade dominada por facções criminosas, e começaram a efetuar disparos. Uma ressalva a GM do RJ não porta arma de fogo, porém um GM pegou a arma do PM que estava desacordado e ferido e iniciou o combate contra os marginais da lei. Resultado, o PM foi socorrido e sobreviveu e o GM quando rechaçava a agressão dos marginais foi atingido no rosto e morreu. A partir desse fato as coisas começaram a mudar, os ânimos se acalmaram e o clima passou a ser de mais respeito e união.
O soldado que sobreviveu, em declaração, na formatura dos novos GM afirmou que devia sua vida aquele homem que pertencia a uma instituição de heróis.
Enfim irmãos, não vamos permitir que fatos isolados estremeçam ou maculem a relação entre as instituições, que independente da missão legal, tem no seu cerne a SEGURANÇA como fator preponderante, seja a segurança de uma sociedade e estado, seja segurança de uma praça, hospital ou shopping. Nossos inimigos são outros tantos ( salários baixos, poucos recursos logísticos, "Direitos dos manos", os marginais da lei e suas facções, os maconheiros e usuários de drogas que financiam essa mazela social e ...) não podemos nos tornar reféns da vaidade ou do rancor, vamos nos unir, somos homens e mulheres, pais e filhos e devemos voltar pra casa vivos, afinal só temos nossas famílias e nossos irmãos de labuta! Juntos por uma sociedade justa e melhor, somos unidos - PM / PC / PF/ PRF / GM / SEG. PRIVADA.
E aqueles, das nossas corporações, que se desvirtuarem dos nossos ideais e da nossa nobreza, que sejam execrados do nosso meio e punidos pelo cajado forte da lei.
Força e Honra!
PMERJ 89.843 Pithon

Fonte: Guardas Municipais do Brasil