22 de outubro 1926.
A Guarda Civil de São Paulo era uma corporação uniformizada da Polícia Civil do Estado de São Paulo, criada para realizar o policiamento ostensivo das áreas urbanas do estado, velando pela segurança pública e pela incolumidade pessoal e patrimonial dos cidadãos.
Foi instituída pela Lei nº 2.141, de 22 de outubro de 1926,1 no governo de Carlos de Campos, que governou o Estado de São Paulo de 1924 a 1927.2 O artigo 3º da citada Lei atribuia a superintendência da Guarda Civil ao Chefe de Policia Civil, na época, o Delegado Roberto Moreira.
Concebida como as corporações policiais de estatuto civil daEuropa, principalmente da Inglaterra, exercia todas as modalidades de policiamento, como o pedestre, o motorizado, a cavalo, de motocicleta etc. Atuava no trânsito, contava com uma força de controle de distúrbios (ou "choque") e a partir da década de 1940passou a operar o serviço de rádio-patrulha.
Dotada de uma organização modelar, criou em 1955 o Corpo de Policiamento Especial Feminino destinado a velar, especialmente, pelas crianças, idosos e mulheres.
Os seus efetivos tiveram participação na Segunda Guerra Mundial, recebendo, dentre as várias missões, a incumbência de formar a primeira unidade de Polícia Militar do Exército Brasileiro, a atualPolícia do Exército.
A Guarda Civil foi extinta pela Lei nº 217/70, por imposição doditadura militar de 1964. Parte dos seus efetivos foi incorporado à Força Pública do Estado de São Paulo, atual Polícia Militar.3
A Guarda possuía efetivos em algumas cidades do estado de São Paulo, tais como; São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto,Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Santos, e São Carlos.





27 de agosto de 2014.






