![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgf-TH6a5QCr72IdRWR6ugI_VmrpOE9NhyphenhyphenYBRHT04GjWbvvMDimL_XvUwf66TE_Uh3W3AQp2b12ED48pB0A3jO0aOaGKYbR2wLsDTAzalcvUBal5_HKnxUAjtp854atl_5tN1FgkbHSLf4/s400/NMVYrvtT.jpg)
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai integrar a equipe de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) do Estádio Nilton Santos, o Engenhão, com a acesso a mais de 60 câmeras fixas, giratórias e comzoom, além de um drone, cujo alcance se dá no interior e no entorno do estádio. O recurso é uma importante ferramenta para auxiliar as ações de ordenamento urbano e de fiscalização do trânsito em jogos e eventos.
- Trabalhar em parceria, de forma integrada com outras forças e instituições que lidam diariamente com grandes públicos, traz inúmeros benefícios para o serviço operacional e, principalmente, para a população. O monitoramento de todos os pontos do estádio, com a visão ampla que as câmeras permitem, auxiliam o guarda para atender melhor às necessidades dos espectadores do Engenhão - afirma o diretor de Operações da GM-Rio, inspetor Ricardo Soares.
Um agente da 15ª Inspetoria (Méier) foi escalado para atuar na sala do CCO, no jogo entre Botafogo e Flamengo, que acontece neste domingo (12/02), ao lado de representantes do estádio, da Polícia Militar e de outros órgãos. O guarda terá autonomia para manusear as câmeras e focar em pontos de atenção que necessitem de intervenção da GM-Rio, como em casos de estacionamento irregular, tumultos e outras desordens urbanas.
Da sala de controle, o agente acionará as equipes de patrulhamento, por rádio de comunicação, para agilizar o tempo de resposta.
Um teste experimental foi realizado no dia 25/01, durante o Jogo da Amizade com as seleções de Brasil e Colômbia.
Fonte: Amigos da GCM