domingo, 13 de maio de 2012
Inicio »
» Mutirão “Todos contra a Hepatite A” percorre bairros do primeiro distrito
Mutirão “Todos contra a Hepatite A” percorre bairros do primeiro distrito
WALLACE DE MANGARATIBA 5/13/2012
A força tarefa montada pela Prefeitura de Mangaratiba para combater a hepatite A na cidade começou cedo neste sábado. Desde 7h, mais de 300 pessoas, entre profissionais e voluntários, se mobilizaram para ajudar a população do Primeiro Distrito – local onde a doença foi registrada. O mutirão para distribuição de água e hipoclorito de sódio (cloro) foi batizado de “Todos contra a hepatite A”, e contou ainda com as parcerias da Cedae e da Funasa, que coletaram amostras das fontes naturais e nas casas das pessoas infectadas com a doença. No domingo, dia 13 de maio, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, visitará a cidade às 9h para avaliar a situação e prestar auxílio. Até agora foram confirmados 93 casos de Hepatite A no município.
As ações foram no Centro, Praia do Saco (base do mutirão Caica), Rua da Palha, Parque Bela Vista, Ibicuí, Morro do Cristo, Santo Antônio e Fazenda Santa Justina, com distribuição de panfletos e carros de som levando informações. Equipes das secretarias de Meio Ambiente e Obras realizaram a limpeza de caixas d’águas das escolas da cidade e, em seguida, aplicaram cloro.
Além de água, a campanha no Primeiro Distrito contou com a distribuição de folders explicativos sobre formas de prevenção da doença. “Estamos fazendo a nossa parte. Todos estão sendo assistidos, seja com água, informação ou cloro. Vamos continuar até quando for necessário”, disse a secretária de Promoção Social, Alice Carvalho.
Morador de Nova Mangaratiba, Antônio Américo aprovou a mobilização da prefeitura no mutirão “Todos contra a Hepatite A”. “Graças a Deus a Prefeitura tomou a frente nesse problema. Aprovo a ação. Isso mostra que não estamos sozinhos”, disse Antônio, que esteve num dos pontos de distribuição de água próximo à sua casa e recebeu um galão de 20 litros.
O mutirão mobilizou até o Grêmio Mangaratibense, clube de futebol da cidade que disputa a Terceira Divisão do Carioca. Os jogadores deixaram a concentração do jogo deste domingo e se uniram para entregar água aos moradores. “O time se acha responsável pela cidade que representa. Mesmo com um jogo importante para classificação não mediu esforços para combater esta doença”, disse o presidente do clube, Alexandre Garcia.
Mais de 65 mil litros de água e sete mil frascos de hipoclorito de sódio foram distribuídos no mutirão, superando os 35 mil litros de água e cinco mil frascos de ontem. A secretaria de Saúde montou uma tenda na Praça Sebastião Queiroz, no Centro, para distribuir frascos de hipoclorito de sódio, juntamente com panfletos explicando como usar o produto. O líquido também foi distribuído nos demais pontos. O órgão orienta que sejam tomados os cuidados básicos com a água das fontes naturais, como ferver, filtrar e aplicar cloro (2,5% de hipoclorito de sódio com duas gotas para cada litro d’água). O mesmo deve ser feito com o preparo de alimentos, acrescentando 15 gotas de hipoclorito de sódio para cada litro e deixando de molho por trinta minutos.
Cidade, Vigilância Sanitária Municipal e Funasa atuam juntas
Outra importante ação do mutirão “Todos contra a hepatite A” foi a atuação conjunta entre a Cedae, Vigilância Sanitária de Mangaratiba e a Funasa. Elas visitaram as casas de pessoas que foram contaminadas para pegar amostras de água, aplicar hipoclorito de sódio e levar conhecimento às famílias sobre como evitar a doença. Todas as fontes alternativas tiveram amostras recolhidas para análise e lacradas em seguida para que não sejam mais usadas pela população.
A Cedae está em Mangaratiba com 40 profissionais de controle de água e operação. Dois caminhões-pipa da empresa vão abastecer o Ciep da cidade. Nas análises feitas nas visitas, segundo os profissionais da companhia, a água está própria para o uso. Um laboratório móvel está instalado do Centro também para esclarecer dúvidas dos moradores.
Fonte: Revista Rota Verde






